Prefeitura de Osasco inicia processo de planejamento estratégico

Secretários municipais durante abertura do evento. (Crédito: Ismael Francisco)

A Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG), realizou, na última semana, entre quarta e quinta-feira (15 e 16/2), no Centro de Formação dos Profissionais da Educação, a primeira reunião de nivelamento acerca dos conceitos e aspectos legais da elaboração Plano Plurianual (PPA), com diversos secretários e representantes designados por cada uma das 18 secretarias da Prefeitura e pelos órgãos da administração indireta. 

Previsto na Constituição Federal, o PPA é uma peça orçamentária obrigatória a todos os municípios, estados e governo federal. Sua construção é feita com base em um sistema de planejamento estratégico, envolvendo, diretamente, todas as secretarias e garantindo o equilíbrio entre o ingresso de receitas e a execução das despesas. Dividido em programas, com objetivos e indicadores, e ações, que focam em produtos e metas, tem prazo de elaboração estabelecido por lei municipal e deve ser encaminhado à Câmara Municipal até 30 de julho para, então, ser votado e transformado em lei – que estará em vigor de 2018 a 2021. 

Presente na abertura do evento, Dulce Cazzuni, secretária de Planejamento e Gestão, destacou a importância do PPA para o município e do seu processo de construção coletiva. Segundo ela, o PPA é “uma peça legal, mas que deve ser trazida à realidade da cidade, transformando-se em projetos e ações para o município”. 

“A SEPLAG é responsável pela coordenação do PPA, mas somos uma secretaria meio. O trabalho é matricial, envolve o esforço de todos e exige que façamos mais, com menos recursos e de forma cada vez melhor”, afirma Cazzuni. “O trabalho será validado, durante todo o processo, pelas pastas, sempre respeitando o conhecimento de cada uma das áreas da prefeitura”, completou. 

José Rodrigues de Onetto, atual secretário adjunto de Finanças e que atuou na montagem do Plano de Governo (PG) do prefeito Rogério Lins à época da eleição municipal, também esteve presente e reafirmou a importância do PPA e sua conexão com o PG proposto pelo prefeito. O PG é um “importante insumo na construção do PPA, pois está alinhado às 173 propostas do PG do prefeito”. Segundo Onetto, a metodologia proposta para este PPA “vai além dos 11 eixos programáticos propostos no PG”, garantido o planejamento, implantação, monitoramento e avaliação dos projetos essenciais para nossa cidade.





Outras Notícias

No dia 20/4, o prefeito Rogério Lins, a secretária de Planejamento e Gestão, Dulce Cazzuni, e a técnica do departamento de Planejamento Estratégico, Talita Bottas, participaram de uma reunião na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e So...

Leia mais