SEPLAG e SAS iniciam Plano Municipal de Assistência Social

Discussão do Plano Municipal de Assistência Social com servidores da Secretaria de Assistência Social. (Foto: Leandro Freitas)

A SEPLAG e a Secretaria de Assistência Social (SAS) iniciaram, na última semana, o processo de elaboração do Plano Municipal de Assistência Social do Município de Osasco (PMAS), com um encontro dos representantes do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), trabalhadores e gestores municipais.

De acordo com o diagnóstico que vem sendo construído, o PMAS propõe estratégias para planejar serviços de assistência social acessíveis a todos e todas munícipes. Com duração prevista de dez anos, o plano está embasado nas resoluções da IX Conferência de Assistência Social realizada em 2015, nas Conferências Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente, na Resolução CNAS nº 07, de 18 de maio de 2016, e em outros referenciais relacionados ao tema.

Seguindo a metodologia de participação social e construção coletiva adotada pela SEPLAG em planos municipais anteriores, a equipe já realizou quatro encontros – entre junho e julho deste ano –, e tem mais dois marcados para acontecerem em 22 de julho e 5 de agosto.

Ao todo, o grupo de trabalho já se reuniu com trabalhadores dos equipamentos de proteção social básica e rede socioassistencial (CRAS e entidades); com trabalhadores dos equipamentos municipais de proteção social especial de média complexidade e entidades de média complexidade (CREAS, entidades – Pestalozzi, AME, AMEEP, CRMVV); com representantes dos equipamentos municipais de proteção social especial de alta complexidade (abrigos de crianças, adolescentes, idosos, rede privada – Projeto Lar e AMAMOS); e com funcionários municipais alocados na sede da SAS (trabalhadores da gestão).

Os próximos encontros serão sobre os serviços para a população em situação de rua (Centro POP e albergues), em 22 de julho, e com o Conselho Municipal De Assistência Social (discussão sobre o controle social), em 5 de agosto.





Outras Notícias

O grupo de Trabalho do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), criado pela portaria nº 946/2014, reuniu-se na quinta-feira (13/08), na Prefeitura de Osasco, para apresentar o plano de ações e cronograma das próximas etapas do ...

Leia mais