Prefeitura de Osasco participa do V Fórum Mundial da Bicicleta, realizado no Chile

Melina Rombach durante a apresentação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Osasco.

A Prefeitura de Osasco participou, de 31 de março a 5 de abril, do V Fórum Mundial da Bicicleta (FMB5), realizado em Santiago, no Chile. Durante o evento, a colaboradora da Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG), Melina Rombach, representou Osasco ao apresentar o Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Osasco (PMMU) e todas as contribuições que a futura lei municipal implementará em nosso município.

“A presença da Prefeitura de Osasco em um evento desse calibre é muito simbólica, pois mostra o comprometimento da gestão com políticas públicas modernas e alinhadas com o que vem sendo feito mundo afora”, avalia Rombach. Além de colocar nosso município no cenário internacional, o evento também abre oportunidades para “ganharmos expertise no tema”, complementou. 

Produzido em conjunto com a Secretaria de Transporte e com forte participação popular, sobretudo de cicloativistas osasquenses, o PMMU consiste em uma análise minuciosa das modalidades de transporte em Osasco e propõe melhorias para a mobilidade em nossa cidade.

Com base nesse diagnóstico, que contou com um período de consulta e audiência pública, a equipe envolvida na elaboração do PMMU construiu o texto do projeto, que será encaminhado à Câmara Municipal por meio de um projeto de lei. Uma vez apreciada pelo legislativo e sancionada pelo Prefeito Jorge Lapas, a lei terá vigência de dez anos.

V Fórum Mundial da Bicicleta: "Energia humana, poder cidadão"

O Fórum Mundial da Bicicleta foi criado em 2011, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, depois do incidente no qual um motorista atropelou, deliberadamente, dezenas de ciclistas que participavam do Massa Crítica, evento de celebração à bicicleta realizado em mais de 300 cidades pelo mundo. 

Desde então, como forma de relembrar as vítimas, estimular a discussão da bicicleta como agente de mudança e criar uma agenda positiva sobre o tema, o evento já teve quatro edições, duas realizadas em Porto Alegre, uma em Curitiba e a última em Medellín, na Colômbia.

Nesta edição, sob o tema “Energia humana, poder cidadão”, o FMB5 discutiu, entre palestras, oficinas, painéis e estudos, a bicicleta como meio de transporte capaz de estimular transformações, coletivas e individuais, na forma com que as pessoas consomem e interagem no cotidiano das cidades.

Entre os convidados, estavam Paula Bisiau, representante da Secretaria de Transportes de Buenos Aires, que compartilhou sua experiência à frente da implantação das ciclovias na cidade argentina, e o arquiteto dinamarquês Andreas Røhl, da consultoria Gehl Architects, que palestrou sobre sua experiência de celebração da bicicleta como transporte, em Copenhague, e sobre a resistência de alguns setores em relação ao tema.

 

*Foto do encontro realizado na comuna de Maipú - Chile. (crédito Rachel Schein)





Outras Notícias

Na noite desta terça-feira (22), a Prefeitura de Osasco realizou a audiência pública do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), na Sala Osasco, com presença do Prefeito Jorge Lapas, da secretária de Planejamento e Gest...

Leia mais