Osasco debate Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

O grupo de Trabalho do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), criado pela portaria nº 946/2014, reuniu-se na quinta-feira (13/08), na Prefeitura de Osasco, para apresentar o plano de ações e cronograma das próximas etapas do PMGIRS, que envolvem um Ciclo de Debates, Consulta Pública e Audiência Pública. 

Entre os envolvidos no encontro, estavam representantes das secretarias de Assuntos Jurídicos (SAJ), de Saúde (SS), de Administração (SA), de Meio Ambiente (SEMA), de Finanças (SF), de Segurança e Controle Urbano (SECONTRU), de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão (SDTI), de Serviços e Obras (SSO), de Habitação e Desenvolvimento Urbano (SEHDU) e de Educação (SED). 

Estruturado a partir de dez eixos temáticos, que tratam desde os diferentes tipos de resíduos gerados em Osasco à gestão dos resíduos no município, o Plano atende à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12.305/2010). Sob coordenação da Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG) e com apoio da consultoria da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), que executou os estudos de viabilidade, o PMGIRS integra o Plano de Saneamento Básico, que agrupa outros planos municipais envolvidos com o tema. 

Com propostas de médio e longo prazo, o Plano de Ações abraça uma série de estratégias direcionadas à atual situação de Osasco. Segundo Bruno Mancini, Diretor de Planejamento Estratégico, nosso município acaba de assumir um papel de vanguarda nos campos da responsabilidade social e sustentabilidade. “O PMGIRS não irá só modernizar as políticas públicas existentes. Ele reformulará de maneira profunda a nossa sociedade, estabelecendo regulamentos precisos para lidarmos de maneira consciente com o lixo que produzimos, e regulamentar no âmbito local o que determina a legislação nacional”, explica.

Além de debater, detalhadamente, as ações de cada eixo temático, os presentes fizeram contribuições e sugestões ao texto do Plano, que agora segue para a redação da versão preliminar, que será apresentada à sociedade e referendada em Audiência Pública. 


  • 19/08/2015 12:00
  • Por: Júlio Oliveira

  • Política



Outras Notícias

Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado todo dia 5 de junho, a Prefeitura do Município de Osasco lança o Projeto do Ponto de Entrega Voluntária (PEV), no Parque Ecológico Dionísio Alvarez Mateos, a partir das 9h. Desenvolvido e...

Leia mais