Prefeitura finaliza o Plano de Mobilidade Urbana com audiência pública

Prefeito Jorge Lapas destacou a importância dos planos municipais que vêm sendo implantados em Osasco.

A Prefeitura de Osasco realizou, no dia 8 de dezembro, a audiência pública do Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PMMU), na Sala Osasco, para finalizar o processo de elaboração do projeto que vai redefinir as políticas públicas municipais voltadas à mobilidade.

Conduzido pela equipe técnica da SEPLAG, que coordena a elaboração do Plano, o evento teve a presença do Prefeito Jorge Lapas, da secretária de Planejamento e Gestão (SEPLAG), Dulce Cazzuni, do secretário de Transportes e Mobilidade Urbana (SETRAN), João Góis, do presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), Joaquim Lopes, e do presidente da Companhia Municipal de Transportes de Osasco (CMTO), Paulo Arnoni.

Com plateia composta por representantes de movimentos engajados com o transporte sustentável, a audiência começou com uma breve explicação sobre as políticas nacionais que norteiam a elaboração dos planos municipais e as melhorias que o PMMU trará para Osasco.

Segundo Cazzuni, pensar o transporte em nossa cidade não é, exclusivamente, solucionar os problemas de trânsito locais. “A mobilidade urbana é um ponto delicado de muitas cidades e pensar sobre isso é ir além do tráfego de veículos. Entre as várias ações do PMMU, temos o objetivo de integrar diferentes meios de transporte, analisar o fluxo de pessoas que transitam entre nossa cidade e as cidades vizinhas e buscar alternativas sustentáveis de transporte, que sejam compatíveis com as novas demandas sociais”, afirmou.  Ainda de acordo com a secretária, “o PMMU pensa a cidade que queremos pelos próximos dez anos e discutir o futuro da cidade com a própria sociedade civil é muito importante”.

O secretário da SETRAN, por sua vez, falou sobre os avanços da mobilidade urbana em Osasco e parabenizou a atuação dos ciclistas na construção colaborativa do plano. “Os ciclistas têm contribuído bastante com o debate da mobilidade em Osasco, fazendo pesquisas, mostrando dados concretos sobre as ciclovias que já foram implementadas e estimulando o uso de outros modais”, explicou.

Finalizando as falas oficiais, o Prefeito Jorge Lapas destacou que as mudanças propostas pelos planos municipais já implementados – como é o caso dos planos Juventude Viva, Cultura, Viver Sem Limite - e em implementação vêm ao encontro dos anseios da população. “Com as pesquisas e o diagnóstico realizado, a gente vê como a forma como as pessoas se deslocam mudou. Agora, precisamos pensar nas soluções possíveis e necessárias para dar mais mobilidade para a cidade”, afirmou.

Suscitando algumas das demandas levantadas pela população durante as manifestações recentes, Lapas sinalizou que uma de suas prioridades é “investir cada vez mais no transporte coletivo em detrimento do motor individual”. “A aplicação dos recursos públicos tem que ser feita de acordo com o anseio da população”, completou, enfatizando a importância da sociedade civil na elaboração das políticas públicas municipais

Agora, o PMMU passará por uma sistematização final e, em seguida, segue para a Câmara Municipal em forma de Projeto de Lei.

Participação popular

Aberto à consulta pública de 19 de outubro a 7 de dezembro, o Plano Municipal de Mobilidade Urbana contabilizou mais de 2.000 acessos ao www.participaosasco.com.br – site que hospeda as consultas públicas dos planos municipais do município.

Dividida em quatro eixos, a consulta abriu espaço para os cidadãos debaterem e sugerirem melhorias nas grandes áreas impactadas pelo PMMU: Transporte não motorizado; Transporte Público Coletivo; Transporte de Cargas; Transporte Individual Motorizado. Ao todo, a equipe de coordenação do plano registrou 90 formulários de participação. As contribuições feitas durante a audiência ainda serão computadas e inseridas na redação final do PMMU. 





Outras Notícias

A SEPLAG e a Secretaria de Assistência Social (SAS) iniciaram, na última semana, o processo de elaboração do Plano Municipal de Assistência Social do Município de Osasco (PMAS) , com um encontro dos representantes do Conselho Municipal de Assistência S...

Leia mais