Acompanhamento da pandemia COVID-19 - 14/08/20

A Secretaria de Planejamento e Gestão - SEPLAG vem monitorando a evolução de casos e óbitos do novo coronavírus (COVID-19) em Osasco e disponibiliza a atualização do Relatório de Acompanhamento da Epidemia COVID-19 em Osasco/SP na comparação com outros municípios da Sub-região Metropolitana Oeste de São Paulo (Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba) e com as maiores cidades do estado de São Paulo, incluindo a variação semanal no número de casos e óbitos em Osasco e nestes municípios.

O relatório também reúne as ações que a Prefeitura de Osasco vem realizando na prevenção e combate à COVID-19 e no enfrentamento dos seus diversos desafios nas áreas de saúde, educação, assistência social, trabalho, emprego e renda, esportes, cultura etc. de modo a informar e prestar contas à sociedade sobre como a administração municipal busca proteger a cidade dos efeitos dessa pandemia.

A situação atual da pandemia de COVID-19 em Osasco

De acordo com as últimas informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde em 10/08/20, 13.947 moradores da cidade já foram contaminados pela doença, resultando na perda de 643 vidas. No entanto, graças aos esforços de todos os profissionais de saúde, 13.053 pacientes contaminados com o novo coronavírus já foram recuperados.

Na semana de 03/08 a 09/08, Osasco registrou um aumento de 8% no número de casos e de 3% na quantidade de óbitos em relação à semana anterior, indicando uma ligira redução na evolução da doença desde o mês de julho.

A taxa de ocupação de leitos de UTI/emergência dos hospitais municipais no combate à COVID-19 em Osasco está em 59%, registrando diminuição nos últimos dias. Já a taxa de ocupação de respiradores se encontra em 19%. 

Veja as informações detalhadas no relatório completo disponível na seção Publicações, no item Estudos Demográficos e Socioeconômicos.

O que a Prefeitura de Osasco vem realizando para enfrentar a pandemia de COVID-19 na cidade

Desde janeiro de 2020, a Prefeitura vem se mobilizando para monitorar, prevenir e conter o avanço da epidemia de COVID-19 em Osasco, bem como proteger a população de seus efeitos sociais e econômicos negativos, com ações nas áreas de saúde, educação, assistência social, trabalho e emprego, entre outras. 

Mais de 80 diferentes ações já foram ou estão sendo realizadas pela Prefeitura com recursos do orçamento municipal que superam os R$ 80 milhões, ou em parceria com outras instituições públicas e empresas privadas.

Nos últimos dias, em caráter experimental e sem custos ao município, a Prefeitura de Osasco anunciou que a cidade será a 1ª do Brasil a testar um ônibus com tecidos antivirais na parte interna do coletivo, que impede a propagação de vírus e bactérias nas áreas de contato. Após período experimental de 7 dias, as empresas responsáveis pelo teste ampliarão as instalações em outras linhas municipais.

Veja as informações detalhadas no relatório completo disponível na seção Publicações, no item Estudos Demográficos e Socioeconômicos.

Acompanhe na página da SEPLAG as atualizações periódicas do relatório de monitoramento da evolução da COVID-19 em Osasco e as iniciativas que a Prefeitura Municipal vem realizando para enfrentar a pandemia e reduzir seus impactos na cidade


Outras Notícias

Nesta sexta-feira (18), Cássia Fernanda e Rodrigo Coelho, técnicos do Departamento de Planejamento Estratégico, da Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG), representam a Prefeitura de Osasco no XIV Encontro Nacional da ABET, na UNICAMP, para o qual foram selecionado...

Leia mais