Acompanhamento da pandemia COVID-19 - 07/08/20

A Secretaria de Planejamento e Gestão - SEPLAG vem monitorando a evolução de casos e óbitos do novo coronavírus (COVID-19) em Osasco e disponibiliza a atualização do Relatório de Acompanhamento da Epidemia COVID-19 em Osasco/SP na comparação com outros municípios.

O relatório também reúne as ações que a Prefeitura de Osasco vem realizando na prevenção e combate à COVID-19 e no enfrentamento dos seus diversos desafios nas áreas de saúde, educação, assistência social, trabalho, emprego e renda, esportes, cultura etc. de modo a informar e prestar contas à sociedade sobre como a administração municipal busca proteger a cidade dos efeitos dessa pandemia.

Considerando a atual situação da pandemia de COVID-19 no Brasil, que apresenta variações importantes e evolução diferente entre os estados e regiões, o Relatório de Acompanhamento da COVID-19 deixa de apresentar as comparações entre Osasco e municípios das regiões do país e passa a apresentar apenas os dados comparativos entre Osasco e os demais municípios da Sub-região Metropolitana Oeste de São Paulo (Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba) e com as maiores cidades do estado de São Paulo, incluindo a variação semanal no número de casos e óbitos em Osasco e nestes municípios

A situação atual da pandemia de COVID-19 em Osasco

De acordo com as últimas informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde em 06/08/20, 13.197 moradores da cidade já foram contaminados pela doença, resultando na perda de 635 vidas. No entanto, graças aos esforços de todos os profissionais de saúde, 12.103 pacientes contaminados com o novo coronavírus já foram recuperados.

Na semana de 27/07 a 02/08, Osasco registrou um aumento de 10% no número de casos e de 4% na quantidade de óbitos em relação à semana anterior, indicando uma relativa estabilidade na evolução da doença desde o mês de julho.

A taxa de ocupação de leitos de UTI/emergência dos hospitais municipais no combate à COVID-19 em Osasco está em 63%, registrando estabilidade nos últimos dias. Já a taxa de ocupação de respiradores segue estável e se encontra em 19%. 

Veja as informações detalhadas no relatório completo disponível na seção Publicações, no item Estudos Demográficos e Socioeconômicos.

O que a Prefeitura de Osasco vem realizando para enfrentar a pandemia de COVID-19 na cidade

Desde janeiro de 2020, a Prefeitura vem se mobilizando para monitorar, prevenir e conter o avanço da epidemia de COVID-19 em Osasco, bem como proteger a população de seus efeitos sociais e econômicos negativos, com ações nas áreas de saúde, educação, assistência social, trabalho e emprego, entre outras. 

Mais de 80 diferentes ações já foram ou estão sendo realizadas pela Prefeitura com recursos do orçamento municipal que superam os R$ 80 milhões, ou em parceria com outras instituições públicas e empresas privadas.

Nos últimos dias, o Hospital Municipal Antônio Giglio implantou a “visita virtual” a pacientes internados por COVID-19, realizada por meio de um totem móvel que tem instalado um tablet que realiza vídeochamadas. A iniciativa visa aproximar e dar conforto a pacientes e seus familiares e amigos, uma vez que as visitas presenciais no caso de pacientes com coronavírus estão suspensas desde março.

Veja as informações detalhadas no relatório completo disponível na seção Publicações, no item Estudos Demográficos e Socioeconômicos.

Acompanhe na página da SEPLAG as atualizações periódicas do relatório de monitoramento da evolução da COVID-19 em Osasco e as iniciativas que a Prefeitura Municipal vem realizando para enfrentar a pandemia e reduzir seus impactos na cidade


Outras Notícias

A Secretaria de Planejamento e Gestão - SEPLAG vem monitorando a evolução de casos e óbitos do novo coronavírus (COVID-19) em Osasco e disponibiliza a atualização do Relatório de acompanhamento da epidemia COVID-19 em Osasco/SP e outros munic...

Leia mais