Acompanhamento da pandemia COVID-19 - 24/07/20

A Secretaria de Planejamento e Gestão - SEPLAG vem monitorando a evolução de casos e óbitos do novo coronavírus (COVID-19) em Osasco e disponibiliza a atualização do Relatório de acompanhamento da epidemia COVID-19 em Osasco/SP e outros municípios brasileiros.

O relatório também reúne as ações que a Prefeitura de Osasco vem realizando na prevenção e combate à COVID-19 e no enfrentamento dos seus diversos desafios nas áreas de saúde, educação, assistência social, trabalho, emprego e renda, esportes, cultura etc. de modo a informar e prestar contas à sociedade sobre como a administração municipal busca proteger a cidade dos efeitos dessa pandemia.

De acordo com as últimas informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde em 22/07/20, 9.818 moradores da cidade já foram contaminados pela doença, resultando na perda de 588 vidas. No entanto, graças aos esforços de todos os profissionais de saúde, 8.997 pacientes contaminados com o novo coronavírus já foram recuperados.

A taxa de ocupação de leitos de UTI/emergência dos hospitais municipais no combate à COVID-19 em Osasco está em 56%, registrando uma leve tendência de diminuição nos últimos dias. Já a taxa de ocupação de respiradores registrou uma pequena variação nos últimos dias e nessa última atualização se encontra em 18%.

Veja as informações detalhadas no relatório completo disponível na seção Publicações, no item Estudos Demográficos e Socioeconômicos.

O que a Prefeitura de Osasco vem realizando para enfrentar a pandemia de COVID-19 na cidade

Desde janeiro de 2020, a Prefeitura vem se mobilizando para monitorar, prevenir e conter o avanço da epidemia de COVID-19 em Osasco, bem como proteger a população de seus efeitos sociais e econômicos negativos, com ações nas áreas de saúde, educação, assistência social, trabalho e emprego, entre outras.

Mais de 60 diferentes ações já foram ou estão sendo realizadas pela Prefeitura com recursos do orçamento municipal que superam os R$ 80 milhões, ou em parceria com outras instituições públicas e empresas privadas.

Nos últimos dias, após ficar mais de três meses fechado devido à pandemia do coronavírus, o Portal do Trabalhador da Zona Sul retomou o atendimento presencial. Neste primeiro momento, a unidade irá atender apenas casos relacionados ao Cadastro Único (atualização e novos cadastros), mediante agendamento prévio.

Veja as informações detalhadas no relatório completo disponível na seção Publicações, no item Estudos Demográficos e Socioeconômicos.