Acompanhamento da pandemia COVID-19 - 17/07/20

A Secretaria de Planejamento e Gestão - SEPLAG vem monitorando a evolução de casos e óbitos do novo coronavírus (COVID-19) em Osasco e disponibiliza a atualização do Relatório de acompanhamento da epidemia COVID-19 em Osasco/SP e outros municípios brasileiros.

O relatório também reúne as ações que a Prefeitura de Osasco vem realizando na prevenção e combate à COVID-19 e no enfrentamento dos seus diversos desafios nas áreas de saúde, educação, assistência social, trabalho, emprego e renda, esportes, cultura etc. de modo a informar e prestar contas à sociedade sobre como a administração municipal busca proteger a cidade dos efeitos dessa pandemia.

De acordo com as últimas informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde em 16/07/20, 9.280 moradores da cidade já foram contaminados pela doença, resultando na perda de 567 vidas. No entanto, graças aos esforços de todos os profissionais de saúde, 8.521 pacientes contaminados com o novo coronavírus já foram recuperados.

A taxa de ocupação de leitos de UTI/emergência dos hospitais municipais no combate à COVID-19 em Osasco está em 58%, registrando tendência de diminuição nos últimos dias. Já a taxa de ocupação de respiradores registrou crescimento nos últimos dias e nessa última atualização se encontra em 20%.

Veja as informações detalhadas no relatório completo disponível na seção Publicações, no item Estudos Demográficos e Socioeconômicos.

O que a Prefeitura de Osasco vem realizando para enfrentar a pandemia de COVID-19 na cidade

Desde janeiro de 2020, a Prefeitura vem se mobilizando para monitorar, prevenir e conter o avanço da epidemia de COVID-19 em Osasco, bem como proteger a população de seus efeitos sociais e econômicos negativos, com ações nas áreas de saúde, educação, assistência social, trabalho e emprego, entre outras.

Mais de 60 diferentes ações já foram ou estão sendo realizadas pela Prefeitura com recursos do orçamento municipal que superam os R$ 80 milhões, ou em parceria com outras instituições públicas e empresas privadas.

Nos últimos dias a Prefeitura realizou uma cerimônia simbólica com 120 casais que participariam da 26ª edição do Casamento Comunitário de Osasco, programado para ocorrer em maio, mas que precisou ser cancelado em razão das medidas de isolamento social impostas pela pandemia de COVID-19. Os casais receberam as alianças e um brinde (jogo de toalhas de banho), no Fundo Social de Solidariedade, que realiza o ato todos os anos.

Veja as informações detalhadas no relatório completo disponível na seção Publicações, no item Estudos Demográficos e Socioeconômicos.