Acompanhamento da pandemia COVID-19 - 10/07/20

A Secretaria de Planejamento e Gestão - SEPLAG vem monitorando a evolução de casos e óbitos do novo coronavírus (COVID-19) em Osasco e disponibiliza a atualização do Relatório de acompanhamento da epidemia COVID-19 em Osasco/SP e outros municípios brasileiros.

O relatório também reúne as ações que a Prefeitura de Osasco vem realizando na prevenção e combate à COVID-19 e no enfrentamento dos seus diversos desafios nas áreas de saúde, educação, assistência social, trabalho, emprego e renda, esportes, cultura etc. de modo a informar e prestar contas à sociedade sobre como a administração municipal busca proteger a cidade dos efeitos dessa pandemia.

De acordo com as últimas informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde em 09/07/20, 7.989 moradores da cidade já foram contaminados pela doença, resultando na perda de 528 vidas. No entanto, graças aos esforços de todos os profissionais de saúde, 7.202 pacientes contaminados com o novo coronavírus já foram recuperados.

A taxa de ocupação de leitos de UTI/emergência dos hospitais municipais no combate à COVID-19 em Osasco está em 59%, registrando tendência de aumento nos últimos dias. Já a taxa de ocupação de respiradores oscilou nos últimos dias e nessa última atualização se encontra em 13%.

Veja as informações detalhadas no relatório completo disponível na seção Publicações, no item Estudos Demográficos e Socioeconômicos.

O que a Prefeitura de Osasco vem realizando para enfrentar a pandemia de COVID-19 na cidade

Desde janeiro de 2020, a Prefeitura vem se mobilizando para monitorar, prevenir e conter o avanço da epidemia de COVID-19 em Osasco, bem como proteger a população de seus efeitos sociais e econômicos negativos, com ações nas áreas de saúde, educação, assistência social, trabalho e emprego, entre outras.

Mais de 60 diferentes ações já foram ou estão sendo realizadas pela Prefeitura com recursos do orçamento municipal que superam os R$ 80 milhões, ou em parceria com outras instituições públicas e empresas privadas.

Nos últimos dias a Prefeitura de Osasco anunciou o pagamento da 3ª e 4ª parcelas do “Cartão Merenda em Casa” aos 69.893 alunos da rede municipal de ensino. O valor de cada parcela (R$ 70,00 por criança) será disponibilizado diretamente no cartão de cada mãe, pai ou responsável pelo estudante matriculado nas escolas municipais.

Veja as informações detalhadas no relatório completo disponível na seção Publicações, no item Estudos Demográficos e Socioeconômicos.